Foto: André Lima
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou sessão solene, na noite desta segunda-feira, 12, para a outorga da Medalha Boticário Ferreira ao idealizador do Programa do Movimento de Integração Milenar (Promil), professor Antônio Carlos Scipião, e a presidente da ONG Moradia e Cidadania dos Funcionários da Caixa Econômica Federal, Dra. Sônia Olímpio. A solenidade de entrega das comendas foi realizada no Plenário Fausto Arruda, com a apresentação artística do Grupo Acas e Grupo Arte Popular de Fortaleza. A iniciativa foi do vereador João Batista (PRTB).
“Apesar dessa ser a maior honraria da Casa, pra mim, ainda é pequena frente ao tamanho da importância do trabalho que esses dois desenvolvem no Estado. Acompanho o trabalho deles há muitos anos, e posso dizer, que essas duas pessoas realizam o verdadeiro trabalho de cidadania e que tem feito a diferença na vida de muita gente”, elogiou João Batista.
O idealizador do Promil, professor Antônio Carlos, contou como o Programa começou, das dificuldades que enfrentou e das pessoas que confiaram no seu trabalho. Com nove anos de Promil, Antônio Carlos comemora a formação de 60 mil jovens e agradece pelo reconhecimento.
“Agradeço a honraria, que só me empolga para eu continuar esse trabalho, que é simples, mas responsável. Sempre fui distante de homenagens, mas sempre tratei de merecê-las. Comecei dando aula debaixo de mangueira e hoje temos um local para ministrar os cursos. Já capacitamos 60 mil, 25% trabalhando de carteira assinada e 30 % trabalhando no mercado informal”, ressaltou Antônio Carlos.
A outra homenageada da noite, Dra. Sônia Olímpio estendeu a honraria a todos os funcionários da Caixa Econômica, evidenciando que sem eles, não seria possível tantos projetos e sonhos serem realizados. Sônia ainda destacou que durante esses 19 anos de existência da ONG, a instituição têm contribuído para conscientizar e sensibilizar a população cearense no combate a fome e miséria.
“Receber esta homenagem é por demais gratificante. Mesmo sabendo que estamos fazendo a nossa parte, ainda falta muito, e não iremos parar. Desejamos ver o nosso país desenvolvido, investir cada vez mais e de forma planejada em ações inovadoras, voltadas para as comunidades mais pobres”, disse a presidente da ONG Moradia e Cidadania.
Participaram da solenidade, a vereadora Eliana Gomes (PCdoB); Antônio Edvando Elias de França, Promotor de Justiça; Olinda Marques, Secretária da Regional III; José Prudente Filho, Gerente Regional de Programas Sociais, representando o senador José Pimentel; Luís Onofre do Nascimento, Coordenador do centro de Treinamento Humano do Corpo de Bombeiros do Ceará; Odilon Pires, Superintendente da Caixa Econômica de Fortaleza; Marcony Esmeraldo, representando o Diretor Institucional da Coelce; além de amigos e familiares.