terça-feira, 13 de março de 2012

Antônio Carlos Scipião e Dra. Sônia Olímpio recebem Medalha Boticário Ferreira

                                                         Foto: André Lima

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou sessão solene, na noite desta segunda-feira, 12, para a outorga da Medalha Boticário Ferreira ao idealizador do Programa do Movimento de Integração Milenar (Promil), professor Antônio Carlos Scipião, e a presidente da ONG Moradia e Cidadania dos Funcionários da Caixa Econômica Federal, Dra. Sônia Olímpio. A solenidade de entrega das comendas foi realizada no Plenário Fausto Arruda, com a apresentação artística do Grupo Acas e Grupo Arte Popular de Fortaleza. A iniciativa foi do vereador João Batista (PRTB).

“Apesar dessa ser a maior honraria da Casa, pra mim, ainda é pequena frente ao tamanho da importância do trabalho que esses dois desenvolvem no Estado. Acompanho o trabalho deles há muitos anos, e posso dizer, que essas duas pessoas realizam o verdadeiro trabalho de cidadania e que tem feito a diferença na vida de muita gente”, elogiou João Batista.

O idealizador do Promil, professor Antônio Carlos, contou como o Programa começou, das dificuldades que enfrentou e das pessoas que confiaram no seu trabalho. Com nove anos de Promil, Antônio Carlos comemora a formação de 60 mil jovens e agradece pelo reconhecimento.

“Agradeço a honraria, que só me empolga para eu continuar esse trabalho, que é simples, mas responsável. Sempre fui distante de homenagens, mas sempre tratei de merecê-las. Comecei dando aula debaixo de mangueira e hoje temos um local para ministrar os cursos. Já capacitamos 60 mil, 25% trabalhando de carteira assinada e 30 % trabalhando no mercado informal”, ressaltou Antônio Carlos.

A outra homenageada da noite, Dra. Sônia Olímpio estendeu a honraria a todos os funcionários da Caixa Econômica, evidenciando que sem eles, não seria possível tantos projetos e sonhos serem realizados. Sônia ainda destacou que durante esses 19 anos de existência da ONG, a instituição têm contribuído para conscientizar e sensibilizar a população cearense no combate a fome e miséria.

“Receber esta homenagem é por demais gratificante. Mesmo sabendo que estamos fazendo a nossa parte, ainda falta muito, e não iremos parar. Desejamos ver o nosso país desenvolvido, investir cada vez mais e de forma planejada em ações inovadoras, voltadas para as comunidades mais pobres”, disse a presidente da ONG Moradia e Cidadania.

Participaram da solenidade, a vereadora Eliana Gomes (PCdoB); Antônio Edvando Elias de França, Promotor de Justiça; Olinda Marques, Secretária da Regional III; José Prudente Filho, Gerente Regional de Programas Sociais, representando o senador José Pimentel; Luís Onofre do Nascimento, Coordenador do centro de Treinamento Humano do Corpo de Bombeiros do Ceará; Odilon Pires, Superintendente da Caixa Econômica de Fortaleza; Marcony Esmeraldo, representando o Diretor Institucional da Coelce; além de amigos e familiares.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Legislativo reverencia instituições que desenvolvem projetos sociais

Foto: Genilson de Lima

A Câmara Municipal de Fortaleza realiza, na próxima segunda-feira, 12, às 19h30, no auditório Ademar Arruda, sessão solene para homenagear com a Medalha Boticário Ferreira, o idealizador do Programa do Movimento de Integração Milenar (Promil), professor Antônio Carlos Banhos Scipião, e a presidente da Organização Não Governamental Moradia e Cidadania dos Funcionários da Caixa Econômica Federal, Dra. Sônia Maria Cavalcante Dias Olimpio. A proposição é do vereador João Batista (PRTB).

O Programa do Movimento de Integração Milenar é uma Instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo promover cursos profissionalizantes para jovens e adultos, financeiramente carentes, que queiram se profissionalizar. Desde 2000, a instituição já trabalha na formação desses profissionais, desenvolvendo um trabalho intenso, voltado para a socialização de pessoas carentes.

A Organização Não Governamental Moradia e Cidadania dos Funcionários da Caixa Econômica Federal teve origem no Comitê da Ação da Cidadania dos Empregados da Caixa, formado em 1993. É responsável por iniciativas como: educação, geração de trabalho e renda e apoio às ações de combate à fome e à miséria para comunidades de baixa renda.

sábado, 3 de março de 2012

Vereador João Batista realiza ação social no Jardim Iracema

O bairro Jardim Iracema recebe neste sábado, 3, a partir das 8h, uma manhã de serviços sociais. A iniciativa é do vereador João Batista (PRTB), por meio do Movimento SOS Vida, em parceria com a Paróquia Santo Antônio de Pádua.
O objetivo é de integrar ações educativas com serviços à comunidade. A ação disponibilizará serviços de verificação de pressão arterial; teste de glicemia; atendimento médico; fonoaudióloga; palestras educativas sobre diabete, combate à dengue e higiene bucal; corte de cabelo; oficina de Pet; emissão de documentos, como identidade, certidão de nascimento e casamento; além da presença de órgãos como Procon e Conselho Tutelar.
A expectativa é que mais de mil pessoas participem do evento. Os moradores do Jardim Iracema estão contentes com a iniciativa, e ressaltam que nunca houve uma ação dessa abrangência no bairro. 
“É a primeira vez que vamos ter tantos serviços a nossa disposição”, afirmou dona Neide, moradora do bairro desde que nasceu.
João Batista também ressalta a importância da participação da igreja nesse evento. Para o vereador, muitos podem achar o momento simbólico, mas para a comunidade do Jardim Iracema é muito importante.
“Creio que isso demonstra à comunidade do Jardim Iracema e adjacências, que eles são importantes, que são cuidados pelos que representam o poder público e a Igreja. Às vezes as pessoas não tem como ter acesso a vários desses serviços e nós vamos levar até eles”, destacou o vereador.

Serviço

Data: 03.03.2012
Horário: 8h às 12 horas
Local: Quadra da Igreja Santo Antônio de Pádua
Endereço: Rua Alberto Ferreira, n° 130